A prevenção do acidente de trabalho é uma medida essencial para a segurança das empresas e seus funcionários.
Muitos empresários desconhecem os meios para prevenção do acidente de trabalho.
Pensando nisso, nós, do escritório Moraes Monteiro, preparamos esse texto essencial sobre a Prevenção do acidente de trabalho.
Neste artigo você irá aprender como garantir a prevenção do acidente de trabalho e também:
- O que é prevenção do acidente de trabalho?
- Por que a prevenção do acidente de trabalho é importante para minha empresa?
- Quais os benefícios da prevenção do acidente de trabalho para a empresa?
- O que pode ser feito para garantir a segurança do trabalhador?
Importante! Antes de começarmos, temos outros informativos sobre acidente de trabalho essenciais para você:
- Entenda o que é Acidente de Trabalho e quais são os principais tipos
- Saiba como fazer a Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT)
- Confira as regras sobre a Estabilidade no Acidente de Trabalho
O que é prevenção do acidente de trabalho?
A prevenção do acidente de trabalho uma medida que garante segurança à empresa e ao seu funcionário.
Você, empresário, deve garantir e aplicar os meios de prevenção de acidente de trabalho para seus funcionários.
Por exemplo, entregar EPIs e substituí-los sempre que necessário, fornecer treinamentos e orientações sobre o acidente de trabalho.
É papel da empresa é conscientizar seus colaboradores e buscar melhorias na gestão para que haja, de fato, a prevenção desses acidentes.
Você sabe por que as medidas de prevenção de acidentes do trabalho são tão importantes?
Por que a prevenção do acidente de trabalho é importante para minha empresa?
A prevenção do acidente de trabalho evita ao empreendedor grandes dores de cabeça com um funcionário acidentado. E ao trabalhador é garantido que suas funções sejam exercidas com segurança e sem riscos a sua saúde.
A forma que a empresa investe nisso também impacta sua credibilidade no mercado empresarial.
Portanto, a prevenção do acidente de trabalho é uma medida benéfica para todos os envolvidos na empresa.
Mas não se esqueça! A prevenção do acidente de trabalho é uma medida constante e deve ser sempre atualizada.
Por isso, não se esqueça de consultar um advogado para auxiliá-lo na implantação dessas medidas.
Quais os benefícios da prevenção do acidente de trabalho para a empresa?
Os benefícios para as empresas que implementam ferramentas de prevenção do acidente de trabalho são inúmeros.
O principal deles é o ambiente seguro que a empresa terá e poderá apresentar aos seus colaboradores e investidores.
O rendimento dos funcionários também aumenta, visto que com a proteção a empresa terá colaboradores satisfeitos.
A empresa também está preparada para lidar com imprevistos, evitando assim futuras indenizações ou multas devidas no acidente de trabalho.
A credibilidade no mercado é inevitável, pois as empresas que adotam medidas de prevenção do acidente de trabalho se destacam frente aos seus concorrentes que não aplicam as medidas preventivas.
A empresa que tem um funcionário acidentado sabe os grandes gastos que acaba desembolsando, não é mesmo?
Atenção! Com as medidas de prevenção de acidente do trabalho os mesmos reduzem, reduzindo também os custos com acidentes para a empresa.
Afinal, o que é acidente de trabalho?
Acidente de trabalho é aquele que ocorre no ambiente de trabalho e, às vezes, em decorrência da função exercida.
O acidente de trabalho impossibilita totalmente ou temporariamente o trabalhador de voltar a trabalhar ou de trabalhar na mesma função.
Veja aqui nosso Guia completo sobre o que é e quais os tipos de Acidente de Trabalho
Quando falamos em um acidente de trabalho o que lhe vem à mente? Um imprevisto que resulta em dano dentro do ambiente de trabalho, certo?
A lei 8.213 de 1991 completa esse sentido, e, no artigo 19, traz a definição completa do que caracteriza o acidente.
Primeiro, a lei indica como o Acidente do trabalho pode ocorrer, sendo pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, do empregador doméstico ou pelo exercício do trabalho dos segurados autônomos.
Em seguida, a lei descreve as consequências do acidente de trabalho, sendo capaz de gerar a lesão corporal ou perturbação funcional, ambas levando à morte, à perda ou redução, permanente ou temporária, da capacidade para o trabalho.
Logo, o que lhe vem à mente está de acordo com a legislação.
Quer um exemplo de acidente de trabalho? Vamos lá!
Imagine um andaime que cai sobre a perna de um trabalhador, vindo o mesmo sofrer fratura da tíbia. Esse evento caracteriza o acidente de trabalho.
Outro exemplo: no açougue do supermercado, o açougueiro vai moer carnes.
Porém, o movimento da máquina é tão rápido que com as carnes nas mãos, ele esquece de uma delas, fazendo com que a máquina também leve sua mão. Isso também pode ser visto como sendo um acidente de trabalho.
Veja outros Guias importantes sobre Acidente de Trabalho:
- Entenda o que é Acidente de Trabalho e quais são os principais tipos
- Saiba como fazer a Comunicação do Acidente de Trabalho (CAT)
- Confira as regras sobre a Estabilidade no Acidente de Trabalho
O que pode ser feito para garantir a segurança do trabalhador?
Para garantir a segurança do trabalhador na sua empresa, é importante oferecer uma série de medidas protetivas.
Em resumo, a prevenção do acidente de trabalho é um conjunto de protocolos e normas que o empregador deve aplicar e o trabalhador deve seguir.
Vamos conhecer algumas ferramentas que podem prevenir sua empresa do acidente de trabalho:
1. A empresa deverá disponibilizar e oferecer EPIs aos seus colaboradores e oferecer treinamento de como utilizar cada equipamento.
Este processo ajuda-o a priorizar a utilização do equipamento e mais do que isso a utilização correta do EPI, além de tornar um processo comum dentro da empresa.
2. Todos os profissionais se beneficiarão da realização de manutenção periódica de máquinas e veículos.
A manutenção elimina grande parte de erros da execução de máquinas e veículos que ocasionaria o acidente de trabalho.
Equipamentos, máquinas e veículos inspecionados evitam atraso no trabalho e acidentes inesperados.
3. Manter o ambiente laboral limpo e organizado.
Pode facilmente perder-se no “buraco sem fim” que é um ambiente desorganizado, ficando mais próximo de um acidente.
Um ambiente limpo e organizado evita os riscos do trabalho e mantém um ambiente de trabalho agradável.
Os motivos para as ações de prevenção dentro da empresa são amplos, como por exemplo, preservar a saúde do colaborador, o bem-estar dentro da empresa e a integridade física.
Através dessas medidas preventivas poderá otimizar a produção do trabalho, estimulando o aumento da produtividade dos colaboradores.
Mas todas essas medidas devem ser fiscalizadas e caso não estiverem sendo aplicadas os treinamentos devem ser retomados
Importância do Advogado no acidente de trabalho
O acidente de trabalho envolve interesses do empregado e do empregador, uma vez que gera direitos e obrigações para ambos.
Tendo em vista a importância desse processo, é indispensável que se busque o auxílio de um advogado.
O advogado poderá te guiar com segurança sobre a prevenção do acidente de trabalho, garantindo os direitos do empregador.
Além disso, poderá esclarecer as regras que regulam especificamente os procedimentos para a prevenção do acidente de trabalho e as consequências da falta de medidas preventivas.
Nesse sentido, o advogado especialista prestará sua assessoria jurídica e acompanhará o empresário evitando prejuízos.
A atuação do advogado abrangerá desde a orientação até mesmo o acompanhamento da empresa.
O que são boas práticas de segurança no trabalho para a empresa?
Boas práticas de segurança no trabalho são medidas aplicadas pela empresa regularmente voltadas à prevenção de acidentes ao funcionário.
Você deve ter notado que os acidentes de trabalho impactam negativamente a produtividade da sua empresa. E aí? Como resolver?
Implementar práticas que levem o bem-estar e a segurança ao trabalhador é uma alternativa para reduzir esse problema.
É impossível priorizar e obter aprovação para os seus esforços de prevenção do acidente de trabalho sem saber o que está e o que não está a trazer resultados para a sua empresa.
Promover uma rotina regular de ações voltadas à sensibilização, capacitação e motivação dos funcionários.
Estas ações podem ser contínuas e diárias ou ações pontuais com certa periodicidade, como palestras, oficinas, dinâmicas, treinamentos que podem ajudar a identificar o que causa o acidente de trabalho.
Quais são os tipos de EPI (Equipamentos de Proteção Individual) e EPC (Equipamentos de Proteção Coletiva) que devo fornecer ao meu funcionário?
EPI e EPC são equipamentos que são utilizados para a para a segurança no ambiente de trabalho.
Como por exemplo, os óculos, capacetes, luvas, calçados de segurança e quaisquer outros equipamentos de proteção individual obrigatórios para determinadas atividades.
Dessa forma, EPIs são os equipamentos utilizados por cada trabalhador para aumentar a segurança nas atividades do trabalho.
Por sua vez, os EPCs são equipamentos instalados no ambiente de trabalho
Exemplos de EPCs são os cones, placas, faixas e os demais itens relacionados à sinalização do ambiente de trabalho.
Para uma segurança mais efetiva é importante utilizar os dois métodos de prevenção do acidente de trabalho.
Acidente de trabalho gera indenização para a empresa?
A razão da empresa ter que pagar a indenização por acidente de trabalho ao funcionário, é, no caso, em que o acidente aconteceu na empresa onde o funcionário estava trabalhando/ ou/ realizando suas atividades de rotina
Imagine a seguinte situação: uma empresa que detém todos os meios e fornece para os empregados instruções de como evitar o acidente de trabalho.
Por exemplo, a empresa que fornece palestras sobre o acidente de trabalho e entrega equipamentos de segurança para sua equipe, como capacete e cinto de segurança.
Em contrapartida, uma empresa que não tem as ferramentas adequadas para evitar o acidente e nem fornece as orientações necessárias para evitar.
É visível qual empresa que terá que pagar indenização ao funcionário pelo acidente de trabalho, não é mesmo?
Orientamos visitar nosso site para ficar por dentro sobre o assunto!
Prevenção do acidente de trabalho: Uma medida essencial
A prevenção do acidente de trabalho é uma medida essencial para a empresa evitar futuros prejuízos.
A empresa que adota as medidas de prevenção do acidente de trabalho tem maior visibilidade entre as concorrentes, além de evitar que seus funcionários sofram acidentes e tenha o ambiente de trabalho abalado.
Caso você tenha interesse em saber mais sobre a prevenção do acidente de trabalho, fale conosco!